É instalada dentro do reservatório e conectada à tubulação que leva a bomba de recalque. Tem a função de captar a água no ponto onde a água está mais limpa, ou seja de 10 a 15 cm da lâmina de água. Este ponto não pode ser o fundo onde pode haver sólidos decantados, nem a lâmina d’água, onde pode haver material em suspensão. Possui uma boia na extremidade oposta que acompanha o nível de água do reservatório e na entrada da água uma peneira que evita a entrada de sólidos maiores no sistema. Acompanha também uma válvula antirrefluxo que sempre mantém a mangueira cheia d’água, evitando a entrada de ar no sistema.
É instalado na tubulação de água limpa que vem do filtro e entra no fundo do reservatório. Tem a função de frear a água que entra no reservatório evitando o turbilhonamento do material sólido decantado no fundo. Contribui também para a oxigenação da água do reservatório melhorando sua qualidade e durabilidade.
Dispositivo automático que monitora o nível de água do reservatório de água de chuva. Quando é identificado que o nível está abaixo do recomendado ou em períodos de grande estiagem, uma válvula solenoide é automaticamente acionada, permitindo o abastecimento do reservatório com água da rede pública de distribuição evitando assim, o não funcionamento do sistema por falta de água.
Solução altamente recomendada para edificações que utilizam água de chuva para fins essenciais como por exemplo, vasos sanitários, mictórios e outros.
Equipamento que funciona como extravasor do excedente de água do reservatório. Quando o reservatório de água de chuva chega a seu nível máximo, o excedente de água deve ser direcionado para a galeria pluvial pelo Sifão Ladrão que é instalado dentro do reservatório e conectado a esta tubulação. Devido ao seu formato, impede que agentes externos como insetos, roedores e odores provenientes da galeria pluvial contaminem a água armazenada, contribuindo para sua qualidade e durabilidade.