STORMWATER é o sistema de tratamento de águas pluviais que promove o tratamento de água da chuva proveniente de áreas pavimentadas, como rodovias, pátios e estacionamentos.
Na medida em que percorre o caminho até o destino de lançamento, a água de chuva se incorpora a uma grande variedade de materiais e poluentes que, quando concentrados, degradam a qualidade da água e comprometem integralmente os destinos finais como mares, rios, lagos e outros corpos d’água.
As áreas urbanas crescem cada vez mais, assim como a quantidade de geração de poluentes e de superfícies impermeabilizadas. Portanto, uma gestão das águas pluviais que reúna soluções de tecnologia com liderança pública nas abordagens de controle, tratamento e fiscalização se torna um passo necessário e imediato na busca da redução da poluição das águas.
“Sendo o Brasil o país da América do Sul com maiores áreas impermeabilizadas e sendo a cidade de São Paulo o seu maior exemplo, tratar a água da chuva para aproveitá-la ou descartá-la em direção aos rios deve ser parte de um plano presente que deverá conciliar todos os aspectos ligados á recuperação dos mananciais. A água da chuva assumiu novas direções de drenagem influenciadas por nós, não cumprindo o seu percurso natural. Por isso, é importante tratar a água das áreas impermeabilizadas onde a poluição difusa influencia a sua composição.” – coloca Vitor Simões, diretor internacional da empresa alemã 3P Techinik – fabricante de filtros de água de chuva.
Países desenvolvidos em todo mundo possuem programas de controle e sistemas de tratamento e aproveitamento das águas pluviais. Os parâmetros normativos são impostos para proteger as águas superficiais e subterrâneas. Em países da União Europeia, dentre as exigências de tratamento, estão a remoção de contaminantes incluindo metais pesados, como zinco e cobre, do escoamento das águas pluviais de rodovias, estacionamentos, aeroportos, portos, áreas industriais, de siderúrgicas, refinarias e outras.
No Brasil, não há exigência de tratamento das águas pluviais de escoamento. Além disso, os sistemas de aproveitamento de água de chuva consideram apenas a captação de água de chuva provenientes de coberturas. Porém, geralmente, a captação de água de chuva de piso é potencialmente maior em relação à captação de água de chuva das áreas de telhados. É só observarmos a área de cobertura e de piso de qualquer aeroporto, indústria, estacionamentos e ruas ou áreas que destinam as águas pluviais para piscinões.
Desse modo, o tratamento STORMWATER se apresenta como uma solução que possibilita o tratamento de águas de chuva de piso e áreas pavimentadas e de qualquer local que ela incida. O tratamento remove sedimentos e argilas, bem como as fases dissolvidas de contaminantes metálicos. O sistema é baseado em 4 processos: Sedimentação, Absorção, Filtração e Precipitação química e na última etapa, a água passa ainda pelo separador de água e óleo. A solução vai além e possibilita o aproveitamento desse volume de águas para fins não potáveis. Essa se torna uma solução para as águas hoje armazenadas nos piscinões de retenção e línguas negras que se espalham pelas grandes cidades brasileiras e que tem capacidade para atender a demandas urbanas.
Os benefícios de uma gestão eficaz das águas pluviais podem incluir:
Recuperação das águas poluídas de piscinões e línguas negras
Conservação dos recursos hídricos – proteção de mananciais e recuperação de cursos d’águas
Proteção da saúde pública com a melhoria da qualidade da água superficial e subterrânea
Melhoria da drenagem e Controle de inundação.
Proteção das zonas úmidas e dos ecossistemas aquáticos.
“É mais trabalhoso e dispendioso remover a combinação de contaminantes presentes no fim da linha, onde as águas pluviais estão finalmente descarregadas em um corpo d’água receptor. Por isso, a melhor maneira de controlar a contaminação de águas pluviais é na fonte, onde os contaminantes podem ser identificados, reduzidos ou contido antes de ser transportado para as águas superficiais.“ afirma Guilherme Cosentino – diretor técnico da COSCH Água de Chuva
Além de fornecer uma fonte sustentável, o aproveitamento de água de chuva pelo sistema de tratamento STORMWATER, oferece uma água em condições de uso para aproveitamento em fins não potáveis, sendo uma alternativa de abastecimento de água. Seja de cobertura ou de piso, a água de chuva captada que passa pelo sistema em poucas horas estará em condições de atender a demanda necessária.
A água limpa pode ser utilizada para limpeza em geral, descargas sanitárias, irrigação, higienização de banheiros, lavanderias, tanques de limpeza, sistemas de refrigeração, resfriamento de máquinas, lavagem de equipamentos, entre outras de utilização de água não potável.
Entre os benefícios do aproveitamento das águas pluviais estão:
Captação e utilização do recurso no mesmo local, não tendo os custos do transporte de longas distâncias
Utilização do recurso com um nível de tratamento mais indicado para o seu tipo de consumo.
Redução da demanda de águas potáveis, aumenta a disponibilidade hídrica e reduzindo os impactos causados pela captação da água fluvial para o abastecimento
Redução do descarte de águas pluviais em redes públicas e contribuindo para a diminuição de enchentes.